Texto 3:

A vida é movimento e transformação

A VIDA É MOVIMENTO E TRANSFORMAÇÃO

Por lei no universo, uma coisa está integrando e crescendo ou se desintegrando. Não há vida sem movimento....há sim uma dança constante em transformação. (Bob Proctor)

Macro e micro universos
Segundo Napoleon Hill, autor da "Lei do Triunfo", há dois métodos principais para se adquirir conhecimento: estudando, classificando e assimilando fatos que já tenham sido organizados por outras pessoas ou colhendo, organizando e classificando os fatos, por métodos próprios, também chamado de experiência pessoal. Entre os conhecimentos que organizou, o homem catalogou 92 elementos químicos que constituem todas as formas materiais do nosso mundo. Por meio de estudo, análise e medidas cuidadosas, o homem descobriu a grandeza do lado material do universo, representada pelos planetas, sóis, estrelas etc. Por outro lado, o homem descobriu a pequenez das formas que constituem o universo, moléculas, átomos e as partículas que as compõem. Uma molécula é composta de átomos, que são pequenas porções de matéria movendo-se continuamente em uma velocidade de relâmpago, exatamente de acordo com o mesmo princípio segundo o qual a Terra gira em torno do sol. De forma simplificada, cada átomo é composto por partículas de prótons e nêutrons no núcleo e elétrons girando em órbita ondulatória ao redor. Um determinado elemento tem um número específico de elétrons girando em torno do seu núcleo e é este “número” que determina qual é o elemento. Um átomo de Hidrogênio tem núcleo com um próton e um elétron girando. Já o átomo de Oxigênio tem oito elétrons girando em torno do núcleo com oito prótons.


Acrescentando-se dois elétrons e dois prótons ao átomo de hidrogênio, teremos o elemento lítio. Assim, pode-se ver que os 92 elementos químicos do universo diferem uns dos outros apenas quanto ao número de elétrons que compõem os seus átomos.Se retirarmos um simples átomo de uma molécula de certa substância, ela pode se transformar, de um composto necessário à vida e ao crescimento, num veneno mortal.

Matéria, Energia e Informação

O físico alemão, Albert Einstein, estabeleceu a equivalência entre matéria (composta por átomos) e energia através da fórmula E = mc2, onde E = energia, m = massa(matéria composta de átomos) e c2 = velocidade da luz elevada ao quadrado. Sendo assim, iniciaremos nossas compreensão e consciência da relação entre matéria e energia para podermos utilizá-las em nosso crescimento pessoal.


Por lei, no universo, uma coisa está integrando e crescendo ou está desintegrando. Não há vida sem movimento…há sim, uma dança constante em transformação. Se pegarmos uma semente de carvalho e deixarmos em cima da mesa ela irá se desintegrar, porém, se colocarmos a mesma semente em um solo fértil, ela irá, imediatamente, iniciar um belo processo e em pouco tempo a germinação se iniciará dando origem a uma belíssima árvore de “carvalho”… ela só tem “informação” para isso.

A semente de carvalho é um concentrado de energia e informação, capaz de dar origem a um carvalho.

Mudança de estado da mesma energia – A transformação

O canadense Bob Proctor, em seu curso “You Are Born Rich”, apresenta a seguinte ideia: Se colocarmos cubos de gelo dentro de um copo, estaremos lidando com água em estado sólido, que chamamos de gelo. Se adicionarmos calor (energia) ocorrerá uma mudança no nível de vibração e a matéria passará para o estado líquido. O que está dentro do copo está num estado físico vibracional diferente, que chamamos de água. Se adicionarmos mais calor (energia) àquela matéria mudaremos novamente a nomenclatura. Será a mesma energia, porém numa vibração diferente que passaremos a chamar de vapor. Trata-se da mesma água, agora em um estado diferente. São vários níveis da mesma energia. Quando em estado gasoso, a água está em um formato muito mais sutil. Já nos estados líquido e sólido, as densidades são maiores. Cada estado representa um nível de vibração ou, mais frequentemente chamados de frequências. Cada nível está conectado com seu vizinho, mais alto ou mais baixo e não existe linha de demarcação de onde uma termina e a outra começa. Assim como os arco-íris, não existe um ponto onde uma cor termina e outra começa… estão continuamente interligadas. Você não consegue perceber com sua visão, mas consegue ver através de suas faculdades superiores, desenvolvidas através da compreensão. A parte de nós que podemos ver e a que não podemos ver são os dois lados da mesma moeda. A mente se manifesta através de seu polo oposto, o corpo físico. Você pode se conectar a essa energia e, através do Intelecto, formar uma ideia que se transformará em algo que chamamos de Resultado. Nada é criado ou destruído, o que podemos fazer é transformar.